Jesus e as crianças

As crianças eram levadas até Jesus para que fossem abençoadas por Ele, mas, os discípulos as afastavam.

Então Jesus, vendo o que estava acontecendo, indignou-se e disse-lhes:

“DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS, E NÃO AS IMPEÇAIS, PORQUE DELAS É O REINO DE DEUS.

EM VERDADE, EU VOS DIGO QUE, QUALQUER UM, QUE NÃO RECEBER O REINO DE DEUS COMO CRIANÇA, DE MANEIRA NENHUMA ENTRARÁ NELE”.

E, tomando-as nos seus braços, Jesus as abençoou, pondo as mãos sobre elas.

(Marcos 10:13 a 16)

domingo, 1 de agosto de 2010

Apresentação do "Terreiro"


As crianças foram apresentadas ao "Terreiro".
Aprenderam a cruzar o chão, ao entrar no espaço religioso, e a compreender o significado dos três cruzamentos: Por Olorum, por Oxalá e por Ifá . Uma mãe disse, em tom de confissão, que sempre sentiu vontade de saber o que significava o cruzamento do chão.

As crianças olharam as imagens do congá com encantamento e atenção.
 Foi explicado o nome de cada imagem e a diferença entre Guia Espiritual e Orixá.
Elas gostaram da relação dos Orixás com a natureza, através dos seus pontos de força. Todas as crianças conhecem Iemanjá e São Jorge. Pra elas, São Jorge é o que defende do mal, pela associação que fazem da sua luta com o dragão.




Das entidades, a mais admirada e que desperta curiosidade em quase todos, é o Seu Zé, para a minha surpresa. Uma menina o desenhou e fez perguntas sobre ele, sobre sua Linha de trabalho e o uso da bebida. Ela  quis se certificar se os encontros aconteceriam outras vezes, tamanha é sua vontade de aprender. Respondi que, até o final do ano, seriam mensalmente, mas que sempre estou a disposição nos trabalhos para ajudar em qualquer dúvida.





Um menino se identificou com o marinheiro e o desenhou. O mais novinho, de quatro anos, tem um interesse que supera o de muitos médiuns que eu conheço. Ele queria bater cabeça, perguntou sobre velas e desenhou duas vezes o fogo. Mostrei à ele a imagem de Santa Sara, a Santa dos Ciganos, sincretizada com Egunitá, o Fogo Purificador.






Um menino desenhou uma cruz porque gostou de saber que nela Deus junta tudo, a direita e a esquerda; o alto e o embaixo, conforme eu tinha explicado.









A maioria fez desenhos azuis, representando Iemanjá. Uma menina desenhou os cinco atabaques, já que tem  interesse pelos mesmos.




Uma menininha, de apenas quatro anos, por um momento me intrigou ao olhar fixamente em meus olhos. Parecia que estava vendo além do que estava visível a todos. Eu falava com ela, mas ela não respondia, apenas me olhava.
No final, ela pegou em minha mão e disse: " tia me mostra de novo o do trovão".  Mostrei novamente a imagem de Xangô e ela me perguntou sobre  "aquela da espada". Mostrei-lhe a imagem de Iansã. Ela olhou pra imagem por alguns segundos, olhou pra mim e voltou para o grupo. Fiquei encantada com o seu olhar, que permaneceu dentro de mim.

Levaram para casa o texto "Assim Nasceu a Umbanda" para lerem com seus responsáveis. É uma forma de compartilhar com a família o universo umbandista, o qual estão entrando em contato.

Escolhi como mensagem para a família das crianças os versículos bíblicos de Marcos sobre "Jesus e as Crianças" porque me lembrei de quando a Ana, minha filha, tinha uns três anos e começou a mexer nas flores e a passar a mão no banquinho do Pai Thomás. Eu ia reprendê-la, mas a Vô Malvina não deixou. Ela disse que a Ana tinha a permissão de Oxalá, portanto, poderia tocar e se aproximar o quanto ela quisesse.

Venham a mim as criancinhas, disse Jesus.


Bendito e abençoado é o lugar que tem crianças!



Um comentário:

  1. Não tenho palavras para descrever a grandiosidade desse gesto. Parabéns!!!

    Que nosso Pai Olorum continue iluminando nossos irmãos para gestos como esse.

    ResponderExcluir